A Industrialização Latino-Americana: Teses e Resultados
Fabio S. Erber, Trabalho preparado para o Sistema Econômico Latino-americano –SELA, Março de 1987
Este trabalho apresenta uma retrospectiva das teses e resultados da industrialização latino-americana. A próxima seção expõe as idéias principais e as expectativas dos que defenderam esta industrialização no período imediatamente posterior à Segunda Guerra Mundial, que constituíram, na nossa interpretação, o paradigma que norteou as avaliações posteriores da dinâmica e dos resultados da industrialização.A Terceira seção apresenta alguns resultados da industrialização que justificam classificá-la como vitória de Pirro, à luz das expectativas dos que por ela lutaram. No entanto, fugimos do catastrofismo endêmico, apontam-se também resultados positivos e elementos de dinamismo que existem na região. As duas seções seguintes aprofundam aspectos específicos da industrialização latino-americana, num marco de referência traçado pelas duas seções anteriores e pelas propostas de modificações de padrão de desenvolvimento.Finalmente, a sexta seção apresenta uma revisão das principais interpretações de industrialização latino-americana e de sua adequação às condições atuais, enfatizando as propostas de padrões alternativos de desenvolvimento.
Aqui você consegue ver o arquivo PDF original. Por se tratar de um registro histórico, algumas informações podem não estar totalmente legíveis.
Artigos relacionados
In: Sistema BNDES, 1993
A Indústria Petroquímica : Crise, Regulação e Mercado
In: Encontro Nacional da Indústria, 1984
A Política Tecnológica da Segunda Metade dos Anos Oitenta
ERBER, Fábio Stefano. Política de Informática e Política Industrial. Instituto de Economia da UNICAMP In: Dória Porto, J.R. Relatório elaborado para o projeto “Avaliação da Política Nacional de Informática” (CNPq) Campinas: Universidade Estadual de Campinas. Nov. 1989, 1989