palestras

Fabio Erber realizou várias palestras e consultorias, durante sua permanência no Instituto de Economia Industrial/Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. 

No período de 1980 a 2002, escreveu sobre uma ampla gama de temas do desenvolvimento industrial e tecnológico, incluindo trabalhos de natureza essencialmente analítica, como o estudo sobre o processo de trabalho.

Dedicou-se também a estudos setoriais, como, por exemplo, a política de informática, tendo também proferido palestra, na Escola Superior de Guerra, sobre as formas de intervenção do Estado em Ciência e Tecnologia. Expôs no BID/ECLAC sobre o tema empresas estatais e integração regional, trabalho em parceria com Pietro Erber.

Realizou palestras e debates sobre padrões de desenvolvimento e difusão de tecnologia, em que a temática principal eram os problemas falsos e verdadeiros em políticas de alta tecnologia (no Seminário IUPERJ e Stanford University); e os paradigmas teóricos e modernidade da política industrial.

Em 2002, falou sobre o retorno da política industrial, no Fórum do Ministro Reis Velloso, no BNDES.

Com relação à América Latina, ressaltam-se os trabalhos de avaliação de empresas estatais latino-americanas e compras regionais realizada, em parceria com Zoninsein, para o SELA, assim como as perspectivas latino-americanas em Ciência e Tecnologia.

Estudou o Brasil e a Argentina, comparando políticas para fortalecer os sistemas nacionais de inovação, indicando os rumos de necessárias reformas estruturais e políticas científicas e tecnológicas necessárias.