Políticas de Alta Tecnologia no Brasil: Problemas Falsos e Reais
Fabio S. Erber, Trabalho feito para o Seminário Internacional de Novas Tecnologias, IUPERJ e Stanford University, Rio de Janeiro, janeiro de 1987.
As políticas para as áreas de novas tecnologias nos anos 1980 tornaram-se uma questão de interesse nacional no Brasil, especialmente a política de informática. A primeira seção deste artigo aponta algumas causas do novo status adquirido por estas políticas. As três seções seguintes analisam alguns dos problemas levantados no debate sobre a política de informática e que são aplicáveis às demais áreas de novas tecnologias também: o hiato tecnológico observado entre a oferta brasileira e internacional de bens e serviços de alta tecnologia, o desenvolvimento tecnológico interno e o planejamento e execução das políticas. A ênfase do artigo é analítica. Em parte, por limitação de tempo e espaço e por ser a política de informática bem conhecida factualmente e, principalmente, pela convicção do autor de que uma das principais tarefas que a academia pode prestar à evolução das políticas é aperfeiçoar a base analítica sobre a qual estas, frequentemente de forma implícita e mesmo ignara, repousam.
Aqui você consegue ver o arquivo PDF original. Por se tratar de um registro histórico, algumas informações podem não estar totalmente legíveis.
Artigos relacionados
Local de publicação desconhecido, 2002
Estrutura
Local de publicação desconhecido, 2002
Política industrial e tecnológica: uma proposta
Local de publicação desconhecido, 2002