Tania Quiles O. Lustosa
Amiga de Fabio | 2020 | Depoimento enviado
Terminado meu trabalho de estagiária do Prof. David Carneiro Jr., no Ipea, fui transferida para a Finep e passei a ser a única estagiária daquela instituição, trabalhando diretamente com o Fábio. Estava no meu último ano de graduação em economia e encontrei no Fabio não só o exemplo e a orientação de um pesquisador exemplar, com quem muito aprendi no centro de pesquisa, mas sobretudo o irmão mais velho que nunca tive.
Frequentando aquelas estimulantes reuniões sobre história do brasil, passei a me sentir parte do grupo do qual Fabio, Ana e os amigos tinham formado e onde me acolheram desde o início.
Esse ingresso na “Família Fabio Erber”, que durou até o infinitamente triste dia da despedida, em 2011, fez uma grande diferença na minha vida.
Foi o Fabio que me estimulou a me inscrever para a bolsa de estudos na Fundação Ford e no CNPq, que efetivamente tornaram possível minha aceitação para o curso em Stanford.
Sem o estímulo do Fábio, eu não teria tomado tantas decisões importantes na minha vida profissional.
Além disso, o ambiente familiar acolhedor que Leo e eu sempre encontramos na casa do Fábio fez uma grande diferença em nossas vidas.
Embora em áreas profissionais distintas, Leo e eu continuamos amigos e admiradores do Fábio até sempre.
Fabio é inesquecível.
Agradeço ao Piero, e à Ana e filhos, pela oportunidade de expressar meu afeto à família Erber.
Ana Maria Murtinho Erber
"A Falta que Tu Me Fazes" Meu Fabio querido, Estava agora lendo uma homenagem que seu irmão fez pelo seu aniversário. Ele diz: "Às vezes num lampejo, penso: quero contar isso ao Fabio. Em seguida, é como ficasse sem chão." O sentimento é esse: quantas lembranças, quantos acontecimentos....