Homenagem a Curadora do Site: Dulce Monteiro Filha

Dulce Monteiro Filha é doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), tendo graduação em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da UFRJ (1971). É mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1975) e formou-se em Direito pela Universidade Cândido Mendes em 2013. É economista aposentada do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, desde 2010. Vem estudando, desde 1987, o Processo de Desenvolvimento Brasileiro. Estudou também as Experiências Comparadas de Desenvolvimento de vários países no curso de Doutorado, onde apresentou a tese "A aplicação de fundos compulsórios pelo BNDES na formação da estrutura setorial da indústria brasileira: 1952 a 1989", cujas principais conclusões constam do artigo "O BNDES e seus critérios de financiamento industrial", no livro "BNDES- um banco de ideias: 50 anos refletindo o Brasil, do qual foi coorganizadora junto com Rui Modenesi. É coautora do texto "BNDES e o Acordo de Basileia" junto com Luiz Carlos Delorme Prado, In "Regulação Bancária e Dinâmica Financeira" (org. Mendonça,A.R. e Andrade,R.). Organizou, em parceria com Luiz Carlos Prado e Helena M.M. Lastres, o livro " Estratégias de Desenvolvimento, Política Industrial e Inovação: ensaios em memória de Fabio Erber", publicado em fevereiro de 2014, tendo escrito dois artigos. Foi curadora na elaboração do site www.fabioerber.com. É membro da rede Globelics (Global Network for Economics) e do Centro Internacional Celso Furtado.

 

 

No 3o aniversário do Site a família Erber homenageia Dulce Monteiro Filha, profissional e amiga que prontamente atendeu ao nosso pedido para ser a curadora do site.

A ideia primordial do convite foi a certeza de que ela era a pessoa ideal por ser uma expert do pensamento econômico de Fabio Erber. Dulce se autodenomina uma Economista Desenvolvimentista Erberiana.

Dulce Monteiro Filha é doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi orientanda de Fabio Erber. É economista aposentada do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, e foi assessora de Fabio.

Durante o processo de criação do site,  Dulce foi incansável, competente e criativa. Estruturou a Linha do Tempo estabelecendo relações entre a vida profissional e pessoal de Fábio. Dulce facilitou o encontro com profissionais e amigos, cujos depoimentos apresentaram um caleidoscópio com as múltiplas faces do Fábio, enriquecendo de forma original o site.

O trabalho de curadoria resultou em uma pesquisa profunda e inédita. Dulce se empenhou em  escrever os resumos dos artigos publicados e selecionou palavras chaves que são importantes ferramentas de busca de assunto no site.

As pessoas permanecem vivas porque pensamos nelas.  O site é a ferramenta que escolhemos para manter vivo o pensamento do Fabio. Dulce trabalha ativamente com os artigos escritos por ele, porque conhece a importância da recuperação de suas ideias para um novo Brasil.

Dulce publicará um livro em breve com sua pesquisa sobre as questões do desenvolvimento econômico, dando continuidade às ideias de Fabio Erber – BRASIL: políticas Industriais dos governos do Partido dos Trabalhadores (2003 a 2014) – Convenção do Desenvolvimento segundo Fabio Erber.

Homenageamos Dulce como gratidão ao seu profissionalismo, sua generosidade, e disponibilidade.

 

Conheça melhor Dulce Monteiro Filha:

https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4250875U2&tokenCaptchar=03ANYolqsrjGNM87SvSUfFy_xYSFzf_Szu5SCXqcrypRShawu94CpffuU0CmuB8NbpQI3x6MQl92OR8czpM6ZP2_kWPX2DgjN74MytNTMC1C1mkhTHwk0eq6G6IRIY2NuQE6usnI7pIOi85ZHj-Xr7C3X5wQAWeT26FJs5WnpshhbSjAgcCD_kAQ7aehvL43d3kXH1HTQbdkJfb1n6PTBDPF29DWPR21UxBXppauJNA9ifHYOWro8vj7VDzjceOp_otUPW60lZhE5U-XZAtMhRMytymJuMX7EvxuR0FGgmvIOUil-al_hR9eOOC9JDdcbRvuF6Q-Mcd6r91eVc2LOZfsJP5nNnVx4vKzP3qwDzWyCansVGLcADjSAJ_0NmFPmbAZSom_b9JuhtSv0fwGdQKrkrfwCQQnYRyN9ehkPsjdsF5AfqkE1P6TNw41e5Ei99y7Ffg0U37HtwglPmcrn1gKevtdZhmQgL8oa1CAnazDqc8lWP_2Qjz2cVe0nXLzDqEm5aM60HwMgvExKco7vJTuCmwC8HyDPNfg